Make your own free website on Tripod.com

B

 

banco ativo de germoplasma - Veja coleção ativa.

 

banco de dados - Registro, documentação e armazenamento computadorizado de informações relativas a acessos de uma coleção.

banco de genes - Base física onde o germoplasma é conservado. Geralmente, são centros ou instituições públicas e privadas que conservam as coleções de germoplasma sob a forma de sementes, explantes ou plantas a campo. Informalmente, banco de genes e banco de germoplasma se eqüivalem em sentido.

 

base de dados - Coleção de informações sobre acessos, que inclui descritores e os estados dos descritores associados.

base genética - Total da variação genética presente em uma população. Em princípio, quanto maior for a amplitude da variação genética maior será a capacidade da população fazer frente a flutuações ambientais, em benefício de sua perpetuação.

bianual - Planta que completa seu ciclo biológico em 24 meses, desde a germinação até a produção de sementes.

biblioteca genômica - Coleção de clones moleculares que comtém, pelo menos, uma cópia de cada sequência de ADN no genoma.

biodiversidade - No sentido mais geral, é o somatório de formas de vida que habitam o planeta. Presentemente, há dois pontos- de-vista sobre esta definição. 1) o conceito amplo afirma que é o total de organismos vivos existentes, sua variação genética e os complexos ecológicos por eles habitados; a diversidade considerada abrange aquela dentro da espécie, entre espécies e entre ecossistemas. 2) o conceito restrito afirma que é a multitude de bioformas, em todas as suas categorias taxonômicas e ecológicas, que habitam a biosfera; a inclusão de fatores abióticos não é essencial para a formulação do conceito, uma vez que o que importa é descrever um fenômeno natural, o qual não é dependente para sua visualização da inclusão de fatores físicos e químicos do ambiente.

bioma - Denomima um grande biossistema regional representado por um tipo principal de vegetação.

biometria - Ramo da ciência que trata da aplicação dos procedimentos estatísticos em biologia.

biossistemática - Estudo classificatório de taxa através de cruzamentos controlados para inferir o relacionamento genético e, assim, taxonômico entre eles. Como disciplina que considera a afinidade genética e o sucesso reprodutivo como os principais parâmetros para a classificação dos seres vivos, a biossistemática não considera a morfologia em seu método científico e enfatiza os índices de fertilidade das progênies resultantes (F1,F2, etc.) para estimar a distância do relacionamento filogenético entre formas parentais e se as mesmas de fato constituem espécies; taxonomia experimental.

biota - É o conjunto de organismo vivos, incluindo plantas, animais e microrganismos de uma determinada área ou ecossistema.

biotecnologia - Técnicas que usam organismos vivos ou partes destes para produzir ou modificar produtos, melhorar geneticamente plantas ou animais, ou desenvolver microrganismos para fins específicos. As técnicas de biotecnologia servem-se da engenharia genética, biologia molecular, biologia celular e outras disciplinas e seus produtos encontram aplicação nos campos científico, agrícola, médico e ambiental.

biótico - Relativo ou pertencente aos organismos vivos e orgânicos componentes da biosfera. Em ciência agronômica, agente biótico é um termo freqüentemente associado a três grupos principais reduzidores do rendimento agronômico de culturas: 1. pragas (insetos, ácaros, etc.) 2. doenças (bactérias, vírus, fungos) 3. nematóides.

biótipo - Grupo de indivíduos ou fenótipos que correspondem ao mesmo genótipo.