Make your own free website on Tripod.com

F1 - Primeira geração filial proveniente do acasalamento de progenitores homozigóticos.

F2 - Segunda geração filial proveniente do intercruzamento ou autofecundação de indivíduos da geração F1

Fn - Enésima geração proveniente da autofecundação de indivíduos da geração Fn - 1.

família - 1. Em genética, grupo de indivíduos diretamente relacionados entre si em virtude de descenderem todos de um ancestral comum. 2. Em botânica é a unidade sistemática das classificações por categorias taxonômicas, compreendendo um conjunto de gêneros que possuem diversas características.

fenético - Relativo à aparência, ao fenótipo. Classificação fenética é aquela que se baseia apenas em características morfológicas, agrupando indivíduos pela sua semelhança, sem atentar muito para a ancestralidade. A classificação cladística ou a classificação filogenética tentam estabelecer grupos naturais de espécies, relacionadas principalmente pelo critério de ancestralidade comum dos diversos grupos ou ramificações hierárquicas componentes. Veja cladística.

fenologia - Estudo da aparição de fenômenos periódicos no ciclo natural de organismos. Na prática é a monitoração e o registro das mudanças sazonais por que passa um indivíduo ou população ao longo das quatro estações para fenômenos tão variados quanto caducidade foliar, evapotranspiração, floração, frutificação etc. Há geralmente uma relação direta entre estas manifestações e seus valores com o clima e o fotoperiodismo.

fenótipo - Aparência final de um indivíduo como resultado da interação de seu genótipo com um determinado ambiente abiótico; características observáveis de um organismo.

fecundação - Fusão do núcleo do gameta masculino com o núcleo do gameta feminino.

fertilização cruzada - Fecundação do óvulo de um indivíduo pelo grão de pólen de outro indivíduo. A fusão de seus núcleos dando origem ao zigoto. A fertilização corresponde ao estádio pós-zigótico, aplicável ao novo organismo em formação. A literatura especializada considera também como fertilização cruzada aquela decorrente do fenômeno de geitonogamia, proque envolve duas flores. Contudo, pelo fato de ambas as flores estarem no mesmo indivíduo, parece mais aconselhável considerar esta forma de reprodução um tipo especial de autofertilização, uma vez que os efeitos genéticos da geitonogamia se aproximam daqueles da autofertilização.

filético - Veja evolução filética.

filogenia - História das linhas de evolução em um grupo de organismos; a história evolutiva de categorias como espécie, gênero ou família.