Make your own free website on Tripod.com

gameta - Célula de origem meiótica especializada para a fecundação.

gametogênese - Formação de gametas masculinos e femininos na meiose.

geitonogamia - Autofertilização típica de espécies monóicas. É o caso da mamona, mandioca e outras espécies vegetais. Veja autopolinização.

gene - Unidade da herança. Segmento de ADN, situado numa posição específica de um determinado cromossomo, que participa da manifestação fenotípica de um certo caráter.

"gene pool" - Veja reservatório gênico.

genecologia - Ciência que estuda a variação ocasionada em plantas como resultado da interação do genótipo com o ambiente. Mais especificamente, a genecologia busca detectar diferenças apresentadas pelo mesmo genótipo quando submetido à ação de diferentes ambientes.

genética - Ramo da Biologia que estuda os mecanismos e padrões de transmissão da hereditariedade e da variação.

genética de populações - Estudo quantitativo e mensurável de populações mendelianas mediante metodologia e critérios estatísticos.

genética quantitativa - Estudo da hereditariedade mediante o emprego de análise estatística e da teoria de probabilidade matemática. Veja poligenes.

genóforos - Unidades que carregam os genes extranucleares, isto é, ao nível citoplasmático (cloroplastos e mitocôndrias). Termo designado para diferenciar dos cromossomos (nucleares).

genoma - Conjunto de cromossomos que corresponde ao conjunto haplóide (n) da espécie.

genótipo - Constituição genética total de um organismo, a qual é determinada pelo somatório de genes agrupados nos cromossomos.

germinação - Retomada do crescimento do embrião, que emerge da semente e se desenvolve em plântula.

germinação epígea - É a germinação na qual os cotilédones são levados acima do solo pelo alongamento do hipocótilo.

germinação hipógea - É aquela na qual os cotilédones ou uma estrutura semelhante como o escutelo permanecem no solo e dentro dos envoltórios da semente, enquanto o epicótilo se alonga acima do solo.

 

germoplasma - Base física do cabedal genético que reúne o conjunto de materiais hereditários de uma espécie.

germoplasma elite - Estoques de material seleto usados em programas de melhoramento genético e cujo acervo inclui cultivares de origem híbrida, linhagens, híbridos, populações melhoradas e compostos.

gimnosperma - Planta que não possui suas sementes protegidas por um verdadeiro pericarpo ou fruto propriamente dito.

ginogênese - Desenvolvimento haplóide de um óvulo fecundado, onde o genoma masculino foi destruído, por razões espontâneas ou induzidas.

GP1, GP2, GP3 - Veja reservatório gênico.