Make your own free website on Tripod.com

habitat - Local com característica e componentes ecológicos específicos, onde as espécies estão adaptadas e completam naturalmente seu ciclo biológico. Florestas, savanas, lagos, dentre outros, são exemplos de habitats.

herança multifatorial - Veja poligenes.

herdabilidade - Proporção da variabilidade observada devida à herança genética. Pode ser no sentido amplo quando a proporção da variação fenotípica for devida a causas genéticas de uma maneira geral, ou herdabilidade no sentido restrito quando a proporção da variância fenotípica for devida aos efeitos aditivos dos genes.

hereditariedade - Transmissão de características genéticas paternas à prole através de genes específicos, dispostos sob a forma de nucleotídeos nos cromossomos. A hereditariedade segue as chamadas leis mendelianas de transmissão, em homenagem a seu descobridor, Gregor Mendel.

hermafrodita - 1. Em plantas é a flor que reúne os aparelhos masculino (androceu) e feminino (gineceu) na mesma peça (ex.: flor de goiabeira). 2. Em animais é o indivíduo que reúne os dois sexos no mesmo genótipo (ex.: caramujo).

heterobeltiose - Superioridade do híbrido em relação ao progenitor de melhor desempenho.

heterose - Vigor híbrido, de tal maneira que o F1 híbrido destaca-se favoravelmente dos pais homozigotos com relação a um ou mais caracteres agronômicos desejados. O híbrido é um heterozigoto superior em aptidão, causado por superdominância, e geralmente se supera em tamanho, rendimento e produtividade. Veja superdominância.

heterozigoto - Indivíduo que apresenta alelos diferentes de um mesmo gene.

hibridação - Ato de criar híbridos através do cruzamento de indivíduos com genótipos diferentes. A diferente expressão de certas características é atribuída ao acontecimento da recombinação gênica.

hibridação introgressiva - É causada por cruzamentos interespecíficos repetidos ou mesmo contínuos, causando assim uma infiltração de genes de uma espécie para outra, em decorrência de falhas do mecanismo de isolamento reprodutivo. Veja introgressão.

hibridação somática - Processo de hibridação através da fusão de protoplastos.

híbrido - Produto resultante de um cruzamento entre progenitores geneticamente distintos.

hipersensibilidade - Reação química, geralmente causada por substâncias fenólicas denominadas de fitoalexinas, que se manifestam em partes de plantas atacadas por patógenos, matando as células ao redor da lesão, não deixando assim que o condicionante biológico se alastre. Como exemplo dessas substâncias que conferem resitência de plantas a doenças podem ser citadas as seguintes: a) faseolina em feijão resistente a Rhizoctonia solani; b) pisatina em ervilha resistente a Fusarium solani; c) ácido clorogênico em café resistente a Ceratocystis fimbriata e em batatinha resistente a Streptomayces scabies. A reação de hipersensibilidade provocada pela síntese de fitoalexinas, não deve ser confundida com resistência vertical, pois não é específica, sendo influenciada por fatores ambientais e nutricionais.

 

homeostase do desenvolvimento - É a capacidade apresentada por uma planta de não alterar as suas características fenotípicas quando cultivada em diferentes condições ecológicas.

homeostase genética - Capacidade de um genoma de não aceitar alteração genética na sua constituição.

homozigoto - Indivíduo que apresenta alelos iguais.