Make your own free website on Tripod.com

lei de biossegurança - É a lei que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização no uso das técnicas de engenharia genética na construção, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, liberação e descarte de organismo geneticamente modificado, visando a proteger a vida e a saúde do homem, dos animais e das plantas, bem como o meio ambiente.

limite de regeneração - Percentual de viabilidade de um acesso, deduzido através de teste de germinação. O limite tradicionalmente aceito para sementes é de 80% em relação ao poder germinativo inicial. Um acesso introduzido na coleção de base com um poder germinativo de 70%, ao atingir 56%, deve ser regenerado.

linha - Série de graus de parentesco entre indivíduos; ascendência e descendência de um indivíduo.

 

linhagem endógama - Linhagem produzida por endogamia continuada. Em melhoramento genético de plantas, trata-se de uma linhagem quase totalmente homozigótica advinda de autofecundações continuadas, acompanhada por seleção.

 

linhagem preliminar - Linhagem desenvolvida em instituições especializadas em recursos genéticos, na qual em uma primeira fase, foi introduzida uma ou mais características genéticas desejáveis e necessárias para o início de um programa de melhoramento genético.

linhagem pura - Linhagem homozigótica em todos os locos, obtida, geralmente, por autofecundações sucessivas.

 

linhagens - Grupo de indivíduos que possuem uma ascendência comum.

linhagens isogênicas - Duas ou mais linhagens que diferem geneticamente entre si em um só loco.

loco - Local no cromossomo onde se localiza um determinado gene.